sábado, 27 de outubro de 2012

Curiosidade - Casinhas de neve são atração no inverno

Ritual tradicional é atração turística nos dias mais frios do anoKanto
Tokyo - Kunihiro Otsuka/ipcdigital.com


O kamakura padrão de Yokote tem 3m de altura

No inverno passado, o problema foi o excesso. A segunda maior nevasca do pós-guerra no Japão matou 152 pessoas e causou destruição total ou parcial em mais de 4 mil casas. Este ano, o inverno fraco está bom para os mais friorentos, mas tem afetado o turismo nas estações de esqui que sofrem por causa da falta de neve. Mesmo nessa situação, haverá vários festivais de neve na primeira quinzena de fevereiro nas regiões mais frias do país.

As casinhas feitas de neve, conhecidas como kamakura, são usadas como uma atração em vários eventos do gênero. Estas casas lembram os iglus dos esquimós, mas não são feitas para habitar. Elas se desenvolveram no ritual com o mesmo nome, realizado na província de Akita, ao norte do Japão, mais precisamente na região de Yokote (leia mais no quadro). Na tradição local, no interior de cada casa de neve, onde é instalado o altar de suijin, ou seja, deus da água, as crianças fazem festinhas tomando amazake (espécie de saquê doce com menos de 1% de teor alcoólico) e assando mochi (bolinho de arroz) em fogareiro.

A quantidade de neve deste ano é menor também em Yokote, mas isso não impedirá a realização deste festival. "Se continuar do jeito que está, vai faltar neve. Neste caso, teremos de mandar caminhão para trazê-la das montanhas e até da província vizinha, Iwate", conta Kazumi Kinoshita, da Associação de Turismo de Yokote. Se isto acontecer, será a segunda vez que a cidade vai pedir o material "emprestado" para a contrução dos kamakura.

No ano passado, o festival recebeu mais de 150 mil visitantes. Apesar da situação meteorológica nada favorável, a associação não prevê queda neste inverno. "A falta de neve estraga um pouco o clima fantástico do ritual, mas não houve redução de pedido de reservas de acomodações", explica. Segundo ela, haverá cerca de 100 casinhas de neve nas ruas de Yokote durante o festival marcado para os dias 15 e 16 de fevereiro. Dentre esses kamakura, 60% são feitos pelo organizador em quatro locais principais. Além deles, haverá outras casinhas construídas pelos moradores em várias partes da cidade.

Imitação

Hoje, o kamakura pode ser visto também em festivais de inverno de outras regiões onde costuma cair grande quantidade de neve. A balneária de águas termais, Shin Hodaka Onsen, em Takayama (Gifu), por exemplo, realiza um evento com casinhas de neve desde 1997. Durante o festival, que já começou no dia 1º e vai até dia 14, os sete kamakura instalados na praça Nakao Event Hiroba funcionam como barzinho ou para oferecer espaço com fogareiro para visitantes descansarem e requentarem comidas vendidas no local.

A região enfrenta o mesmo problema de Yokote neste inverno, e precisou reunir neve das montanhas próximas. Nem por isso, o organizador do evento, a Associação de Turismo de Okuhida Onsengo quis reduzir o número de casinhas, mas teve de diminuir o tamanho de cada uma delas para economizar o material.

A província de Iwate, situada ao lado de Akita, tem um dos maiores festivais de neve do país que recebe cerca de 300 mil visitantes. O evento é famoso não só pelas esculturas gigantes, mas também por suas casinhas de neve, nas quais é possível comer o jingisukan, uma espécie de teppanyaki (grelhado na chapa) de carne de carneiro com verduras. Para a 40ª edição do festival, o organizador planejava construir na fazenda Koiwai 16 esculturas, mas decidiu diminuir para sete, ainda em tamanho menor, por causa da falta de neve. O número de kamakura também foi reduzido de 77 para 43.

Na estação de esqui aos pés do monte Tateyama, em Toyama (Toyama), também será realizado um festival de kamakura entre os dias 10 e 12, apesar da menor quantidade de neve em relação aos anos anteriores. "Enquanto houver neve, não pensamos em cancelar o evento", garante Daisaku Okamoto, da associação de turismo local que promove o festival há 11 anos. "Só que será em proporções menores", emenda.

Se no ano passado, foram contruídos seis kamakura grandes, desta vez, haverá somente dois deste tipo e outros pequenos que ficam iluminados à noite. O organizador do evento prevê uma possível queda de número de visiantes, que foi cerca de 15 mil na temporada passada, mas não pretende trazer neve das proximidades. "Não temos verba para isso", diz ele.

Na região montanhosa de Shinanodaira, em Iiyama (Nagano), a falta de neve pode causar cancelamento do evento semelhante. Até a última semana de janeiro, a Associação de Turismo de Shinanodaira ainda não havia confirmado a realização do 7º Kamakura Matsuri marcado para os dias 11 e 12.

Neve por encomenda

Para quem quer sentir o clima do festival sem sair de casa, a Associação de Turismo de Yokote vende 150 unidades de casinha de neve em miniatura. O kit para fazer um kamakura de apenas 30 cm custa ¥ 1.800 (com frete incluído) e é entregue em casa na segunda semana de fevereiro. O pedido pode ser feito até o dia 2 no site www.rakuten.co.jp/yokote-city-ta.

História do kamakura

As casinhas de neve chamadas kamakura se desenvolveram no ritual homônimo celebrado na região de Yokote (Akita) há cerca de 400 anos. É um ritual de culto a suijin (deus da água), originalmente comemorado no dia 15 de janeiro no calendário lunissolar. Desde 1952, o kamakura é realizado no dia 15 de fevereiro.

Na década de 60, com o aumento do número de carros, as casinhas de neve nas ruas começaram a perder espaço. Também foi nessa época em que o evento ganhou projeção nacional e passou a receber turistas do Japão inteiro. Hoje, cerca de 100 kamakura são construídos para o ritual.

Serviço:

Kamakura, de Yokote (Akita)
Local: Várias partes da cidade, entre elas, Yokote Chiikikyoku-mae Dooro Kooen, Futabamachi Kamakura-doori, Haguromachi-doori, Yokote Koen etc.
Data: 15 e 16 de fevereiro
Acesso: próximo à estação Yokote da linha JR
Inf: (0182) 33-7111 (Associação de Turismo de Yokote) 

Tateyama Sanroku Kamakura Matsuri, de Toyama (Toyama)
Local: Tateyama Sanroku Kazoku Ryokoo-mura
Data: entre 10 e 12 de fevereiro
Acesso: Fica a 22 km da Tateyama IC ou da Toyama IC, da rodovia expressa Hokuriku Jidooshadoo
Inf: (076) 481-1900 (Associação de Turismo de Oyama)

Nakao Kamakura Matsuri, de Shinhodaka Onsen (Gifu)
Local: Nakao Event Hiroba
Data: entre 1 e 14 de fevereiro
Acesso: De Takayama (Gifu), fica a 37 km pela rota nº 158, e de Matsumoto (Nagano), pela mesma rota, fiica a 48 km. 
Inf: (0578) 9-2458 (Associação de Turismo de Okuhida)

Iwate Yuki Matsuri, de Shizukuishi (Iwate)
Local: Koiwai Noojoo Makibaen 
Data: entre 2 e 9 de fevereiro
Acesso: 25 minutos de ônibus, da estação de Shizukuishi JR.
Inf: (019) 692-4321

Nenhum comentário:

Postar um comentário