domingo, 5 de maio de 2013

Tutorial - medida da página do mangá 2

By soni on sexta-feira, 20 de maio de 2011 

São 3 medidas diferentes, a do Japão que é na folha B4, a A4 ( que todos aqui usam) e o A3 que o Futago usa. Vocês vão perceber que há uma grande diferença entre as medidas deles e as nossas, porém todas devem ter a margem de corte e a margem de segurança. 



Os mangakás japoneses usam folham B4 (25 cm X 35,3 cm). É difícil achar essa folha no Brasil, por isso, se alguém quiser usar essas medidas, use o A3 e corte na medida do B4. ^^


Relembrando que tudo que passar da margem de sangria está comprometido. Por isso, não coloque cenas importantes coladas na beirada da folha. Os balões devem ficar dentro da margem de segurança.
Observe:


Tanto faz a medida que você escolher, o importante é não deixar de fazer as margens. Não é necessário que você desenhe as margens na folha toda vez que for desenhar, entretanto, faça uma página com as margens em preto e coloque essa página embaixo das páginas que for desenhar, assim vc não erra.
Eu gosto de desenhar no A3 porque fico com uma área maior pra desenhar. Já desenhei na medida do Japão para participar dos concursos de lá. Por ser um pouquinho maior que o A4, eu gostei, mas como aqui é difícil encontrar essa folha eu passei a desenhar no A3 com as medidas mais ou menos parecidas com a medida dos americanos.


Agora vou mostrar como fica na prática:

Essa é uma das páginas do segundo volume do meu mangá, O Príncipe do Best Seller. Observe que a página já na revista perdeu um pouco do desenho, porém, eu não cortei exatamente na linha de corte. Pois na gráfica, o corte não é preciso, as vezes corta mais pra esquerda, mais pra cima ou mais pra baixo...etc. É bem cruel, gente!Por isso, é bom deixar uma boa margem de corte.
No primeiro volume, não consegui fazer essa visão aberta que vai ter no segundo volume, porque o editor me apavorou como os 15 mm de corte e eu reduzi muito, aí ficou uma margem branca ao redor de tudo. Mas no segundo volume vai dar certo... acho eu.^^


Bom, é isso. Na próxima aulinha vou ensinar como dividir os quadrinhos corretamente dentro da página, como fazer página dupla e depois as diferença entre quadrinização de shoujo e shounen. E por fim, a diagramação para a revista impressa.^^


A quadrinização de shoujo e shounen é importante porque vc pode estar fazendo um shounen com a quadrinazão shoujo e isso faz o leitor achar que algo está errado... Existe sim uma diferença e essa diferença é fundamental. Afinal, o desenho não se diferencia apenas pelo traço ou roteiro, está também na diferença de quadrinização. Como é uma aula mais complexa, vou demorar um pouquinho pra fazê-la. Mas não percam essa aula, pois vi muito mangá por aí errando isso.


4 comentários:

  1. Caraca me ajudou muito isso, demais cara show de bola! ◉O◉9

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar =P

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastante. Muito obrigado *--*

    ResponderExcluir